Nossa mensagem é bíblica, conservadora e Cristocentrica. A mensagem da cruz, a vida de caráter com Deus e em Cristo. Uma vida que produza frutos do Espírito Santo e a qualidade do verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. Nossa inspiração de visão e mensagem, estão nas raízes profundas e sadias do protestantismo:
A MENSAGEM DA SANTIFICAÇÃO E O MOVIMENTO HOLINESS
No século XIX, a Igreja Cristã Evangélica nos EUA e na Inglaterra estavam sendo bombardeadas pôr mensagens fortes que buscavam resgatar uma vitalidade no culto litúrgico e nas expressões “frias” da época. A Igreja protestante deste período tinha perdido o vigor de anunciar o evangelho aos perdidos. Havia nesta época, pregadores então que buscavam resgatar a questão da necessidade do homem se render integralmente a Cristo como seu Salvador, apresentando-se Cristo, como Senhor e único capaz de levar o homem a Deus. Mensagens sobre a volta de Cristo levaram a igreja a buscar santidade, e mais tarde, surge o movimento de Holiness (santidade), que buscava reascender a chama de avivamentos ocorridos na era Wesleyana (1707-1791). Assim, esta busca trouxe como ensino fundamental, que para a salvação, era necessária a conversão e em seguida, uma nova e mais profunda experiência religiosa: o “batismo no Espírito Santo”. Este Movimento de Santidade pregava que o batismo do Espírito Santo trazia ao homem profunda transformação e vida consagrada e santa. Esta santidade e batismo, frutos da graça de Cristo e dos benefícios de sua morte na cruz, faziam também do crente uma poderosa testemunha do poder de Deus. O Movimento Holiness, foi um movimento de avivamento precursor do Pentecostalismo.
A MENSAGEM CENTRADA EM CRISTO
Neste meio de reavivamento da mensagem dos evangelhos, passa a haver também um ascender para a questão do poder de Cristo no meio do seu povo e a crença nos aspectos da Bíblia como a cura Divina. A Igreja aqui e acolá estava recebendo estes sopros de movimentos do Espírito que com certeza buscava trazer vida a igreja. Nesta época, da busca de uma vida cristã centrada em Jesus Cristo, muitos pregadores entendem que o homem totalmente entregue a Jesus Cristo , passa a receber também a porção do Espírito Santo, a Plenitude absoluta do Espírito Santo em sua vida o capacitando para a vida Cristã. Neste período, os ensinos profundos sobre a vida cristã, aceleraram os passos do evangelismo mundial e também trouxeram a certeza sobre as bênçãos essenciais que uma pessoa pode descobrir ao receber e seguir a Cristo – Santificação, Cura Divina, Libertação, Paz Interior, etç.
O AVIVAMENTO DA RUA AZUZA
No dia 4 de Abril de 1906, um pregador por nome William Joseph Seymour,, se hospedou na casa de Richard e Ruth Asberry, na rua Bonnie Brae Norte 214 na cidade de Los Angeles – EUA. O grupo se reunia periodicamente e orava pelo batismo no Espírito Santo. Em 9 de abril de 1906, depois de cinco semanas de pregação e de oração de Seymour, ao terceiro dia de um jejum de 10 dias, as pessoas ali presentes passaram a evidenciar o batismo com Espírito Santo de uma maneira diferente e real, movidas pelo poder, recebendo dons e falando em outras línguas. Aquele fato trouxe tantas pessoas aquele local que era impossível ali permanecer. Em 14 de Abril de 1906, na rua Azuza 312, em um local onde havia sido uma Igreja Metodista e que era usado como estábulo e depósito, o grupo se mudou e ali surgiu um grande movimento de avivamento, com a pregação do Batismo com Espírito Santo que durou três anos. Este avivamento ficou conhecido como “Avivamento da rua Azuza” e por meio dele nasceu o atual movimento pentecostal, de onde saíram igrejas revigoradas que pregaram o evangelho de Jesus em muitas partes inclusive no Brasil.
A IGREJA ALIANÇA É FRUTO DESTES AVIVAMENTOS E MENSAGEM
A Igreja Aliança Evangélica Missionária é fruto de todos estes avivamentos e mensagens. Esta linha histórica do mover de Deus, trazendo santidade, vigor e avivamento para igreja, não é uma linha histórica pertencente a esta ou aquela denominação em particular. Os frutos de avivamento espiritual desta história correm “em nossas veias”. Os pastores fundadores da igreja, tiveram contato com missionários que puderam transmitir este mover, Jesus Cristo, o centro de nossa vida.
SOMOS UMA IGREJA
Somos uma igreja de linha de Santidade, não santidade legalista ou formalista, mas santidade que vem da fé viva em Jesus Cristo que por meio de Sua graça e expiação na cruz do calvário, nos capacita para vivermos esta vida de santidade. Esta santidade fruto da presença de Cristo nos leva a uma vida de consagração e dedicação a Deus, e também de separação do mundo. Esta Santidade nos traz paz para com Deus e esta paz nos traz vida e avivamento. Cremos que o crente ao aceitar verdadeiramente a obra expiatória e regeneradora de Jesus Cristo em sua vida, fazendo d’Ele seu Único e Suficiente Senhor e Salvador, recebe a Pessoa do Espírito Santo, que vem habitar em seu coração, sendo selo de sua salvação e promovendo por toda a vida do crente a obra regeneradora e santificadora de Cristo.
Cremos no Batismo com Espírito Santo, como uma obra também de Cristo, por meio da Pessoa do Espírito Santo. Cremos neste Batismo como a forma poderosa do Espírito Santo manifestar Sua plenitude na vida do crente. Cremos que este batismo produz vigor espiritual e opera no sentido de levar o crente a uma vida de santidade na presença de Cristo. Cremos que o crente pode, segundo a vontade do Espírito Santo receber a manifestação poderosa de dons espirituais, que usados com ordem e decência trarão edificação, crescimento e fortalecimento da Igreja. Cremos que o crente Batizado no Espírito Santo também pode receber o “Poder – Dunamis” do Espírito Santo (Atos 1:8), com a finalidade única de ser poderosa testemunha de Jesus Cristo. Cremos que um dom como “o dom de línguas” pôr exemplo não pode ser evidência única e exclusiva do Batismo com Espírito Santo. Cremos que a maior evidência na vida do crente do Batismo com Espírito Santo são os frutos do Espírito ( Galatas 5:22-25). Cremos que toda esta mensagem deve nos impulsionar a cumprirmos o ide de Jesus Cristo, nos fazendo ser uma igreja missionária.